terça-feira, 29 de novembro de 2011

O que acontece com o Projeto UCA, em outros Estados?

Em mais um "tour" pela internet, conheci vários blogs voltados para o Projeto Um Computador por Aluno (UCA). 
Um dos blogs, da equipe de Minas Gerais, ressalta já as atividades  desenvolvidas pelos alunos com os laptops, são atividades bem elaboradas como o projeto Cadeirante, onde os alunos investigariam o espaço escolar e até onde ele favorece o acesso dos cadeirantes ao seu entorno.
Para esta atividade/investigação, as crianças usaram os laptops em suas várias funcionalidades. Com a câmera, capturaram várias fotos da escola, registrando assim a inadequação do espaço. Acessando a internet, pesquisaram sobre a legislação que trata da acessibilidade, focando os lugares públicos.
Com este projeto, podemos perceber o quanto a escola participante, quanto os professore responsáveis se preocupam com a apropriação tecnológica de suas crianças, assim como com a mudança de realidade das escolas brasileiras.
Enquanto isso, na   Escola Carlos Jereissati, situada em Jijoca de Jericoacoara, um novo sistema operacional foi instalado nos laptops recebidos pela escola. Pois a equipe percebeu que necessitava de algo mais rápido e fácil que o sistema Metasys, que já vinha instalado nas máquinas. Os testes foram feitos em 30 laptops e foi batizado de UCABUNTU, o projeto UCA utilizando o sistema Ubuntu. 

Em breve mais notícias, do projeto Uca pelo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário