terça-feira, 29 de novembro de 2011

O que acontece com o Projeto UCA, em outros Estados?

Em mais um "tour" pela internet, conheci vários blogs voltados para o Projeto Um Computador por Aluno (UCA). 
Um dos blogs, da equipe de Minas Gerais, ressalta já as atividades  desenvolvidas pelos alunos com os laptops, são atividades bem elaboradas como o projeto Cadeirante, onde os alunos investigariam o espaço escolar e até onde ele favorece o acesso dos cadeirantes ao seu entorno.
Para esta atividade/investigação, as crianças usaram os laptops em suas várias funcionalidades. Com a câmera, capturaram várias fotos da escola, registrando assim a inadequação do espaço. Acessando a internet, pesquisaram sobre a legislação que trata da acessibilidade, focando os lugares públicos.
Com este projeto, podemos perceber o quanto a escola participante, quanto os professore responsáveis se preocupam com a apropriação tecnológica de suas crianças, assim como com a mudança de realidade das escolas brasileiras.
Enquanto isso, na   Escola Carlos Jereissati, situada em Jijoca de Jericoacoara, um novo sistema operacional foi instalado nos laptops recebidos pela escola. Pois a equipe percebeu que necessitava de algo mais rápido e fácil que o sistema Metasys, que já vinha instalado nas máquinas. Os testes foram feitos em 30 laptops e foi batizado de UCABUNTU, o projeto UCA utilizando o sistema Ubuntu. 

Em breve mais notícias, do projeto Uca pelo Brasil.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Voltamos!

No dia 22 de outubro, fomos mais uma vez à Escola Edson Salustiano. Eu (Aline ) e Emília, fomos marcar a formação sobre Blogs com os professores da escola. Lembrando que esta escola, participa do Projeto UCA (Um Computador por Aluno), e nós juntamente com o Prof. Fernando Pimentel, coordenador do Projeto de Extensão  e a Profa Cacilda Buarque, responsável pela formação destes professores junto a projeto UCA, iremos cuidar da formação sobre o uso de blogs no contexto educacional. Neste dia apenas uma professora estava presente, fomos no período da tarde. Mesmo assim, Cacilda deu inicio ao Modulo sobre Web 2.0, que traz o email  e o  blog como conteúdos deste processo . Ficou acertado então que, assumiremos a parte de blog. 
Confesso que estou muito ansiosa para dar inicio a este processo! Pois acredito que estre trabalho pode ajudar a estas educadoras a inovar o processo de ensino aprendizagem na escola.

E que venha então, a formação! 

VIII Congresso Acadêmico

Durante o período de 17 a 22 de outubro de 2011 realizou-se na Universidade Federal de Alagoas VIII Congresso Acadêmico, com o tema: "Excelência Acadêmica com Inclusão Social",expandindo aos campi Arapiraca e Sertão. Ao mesmo tempo em que se deu nesta edição o XXI Encontro de Iniciação Científica, a X Semana de Extensão Universitária, a VIII Semana de Cultura Africana, a VII Semana Alagoana de Empreendedorismo, I Mostra de Cursos da Ufal, Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, 4ª edição do Festival Gastronômico de Penedo e as Jornadas das Unidades Acadêmicas.

No Centro de Educação, as atividades aconteceram de uma forma bem "tímida", porém com uma enorme produtividade para aqueles que participaram. Os pesquisadores, bolsitas e colaboradores de Iniciação Científica (PIBIC) apresentaram os resultados finais de suas pesquisas com a participação de avaliadores externos, que esse ano além da já conhecida Profa Dra. Célia Teles,  contou também com a presença do Profº Drº  Pedro David Russi Duarte, Licenciado em Ciências da Educação - Universidad Católica del Uruguay Dámaso António Larrañag, Montevidéu-Uruguai e  Dr.  em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.  



domingo, 14 de agosto de 2011

Mais um Encontro

No dia 11 de agosto visitamos mais uma vez a escola Edson Salustiano, desta vez com uma novidade: temos uma nova integrante na equipe, Emilia Lessa. Foi apresentada aos professores que estavam reunidos para mais um dia de formação do Projeto UCA.



Neste encontro, fomos marcar a formação de Blogs para os professores. Quanta ansiedade!
Os professores se mostraram bem empolgados para o inicio das atividades.




Minicurso: O uso de Blog na Educação - Semana de Pedagogia 2011

sábado, 13 de agosto de 2011

EPEAL 2011


Todos os anos o Programa de Pós-Graduação em Educação do CEDU/UFAL promove o evento EPEAL. 

Em sua sexta edição, o EPEAL vem se consolidando como uma estratégia de socialização e troca de experiência entre pesquisadores em educação, com vistas a produzir significados sociais relevantes ao desenvolvimento da ciência. O evento tem por objetivo aprofundar discussões sobre o aspecto situacional da educação no Brasil, no Nordeste e em Alagoas como também, divulgar as discussões teóricas e as pesquisas científicas produzidas pelos docentes, alunos e ex-alunos do programa, bem como as dos demais pesquisadores em educação do Nordeste e do Brasil. O tema geral do referido evento intitula-se “O PAPEL DA UNIVERSIDADE HOJE: FORMAÇÃO, PESQUISA E COMPROMISSO SOCIAL”.


No mesmo período ocorrerá também o I Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação Seção Alagoas – I ANPAE/AL, evento que, a partir da recém criada seção estadual, marca o início dos trabalhos da ANPAE em Alagoas, instituição renomada que desde 1961 tem trazido inúmeras contribuições para a educação brasileira.

Eu estarei ministrando o minicurso: CARTOGRAFIA COGNITIVA: APRENDENDO A USAR O CMAP TOOLS PARA APRENDER E ENSINAR (inscrevam-se, quero ver vocês por lá)

e também estarei participando de uma mesa redonda que vai discutir o panorama da EAD no Brasil (é imperdível).


Mais informações: http://epealufal.com.br

Prof. Fernando Pimentel

domingo, 7 de agosto de 2011

Livro INTERAÇÃO ONLINE

Lançado o livro INTERAÇÃO ONLINE: um desafio da tutoria, por Clube dos autores

Sinopse: O crescimento e as especificidades da EAD no Brasil têm promovido uma série de singularidades, sobre a formação da equipe que elabora e desenvolve os cursos. A presença do tutor, apesar de ser questionada por vários estudiosos da área, apresenta-se como necessária para o desenvolvimento dos cursos, e os estudos sobre a sua participação no processo de ensino-aprendizagem visam a analisar suas funções em acompanhamento ao aluno e têm como princípio as interações que realiza no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esta livro apresenta pesquisa que analisou como as interações entre o tutor e os alunos nos fóruns de discussão, realizados em um AVA, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento cognitivo do aluno, e está fundamentada autores renomados. Os estudos acerca das interações, de suas formas e tipos podem não só contribuir para o entendimento das funções do tutor na EAD mas também da própria modalidade de ensino, em franca expansão. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa qualitativa on-line foi o estudo de caso, e envolveu duas fontes de dados: leitura com análise e categorização dos registros dos tutores nos fóruns de discussão nas disciplinas escolhidas e observação direta das interações dos tutores nos fóruns de discussão presentes no Moodle–Ufal. A pesquisa foi desenvolvida a partir de levantamento de dados bibliográficos e webgráficos, coleta de dados, tabulação e análise dos dados. Os resultados encontrados apontam que os tutores usam vários tipos de interação, nem todos favoráveis para o processo; aponta também para uma interação mútua e colaborativa como as mais indicadas para a atuação do tutor no processo ensino-aprendizagem, acompanhando os alunos e conduzindo-os a uma participação mais efetiva.


Para adquirir: http://www.clubedeautores.com.br/book/49125--Interacao_Online_um_desafio_da_tutoria

Disponível também como ebook!