quinta-feira, 31 de maio de 2012

Oficina do projeto de intervenção na Escola de Ens. Infantil Tobias Granja




No dia  25 de maio ocorreu na Escola de Ensino Infantil Tobias Granja, localizada na cidade de Maceió - AL, bairro Clima bom,  um projeto de intervenção com o seguinte tema: Tecnologia e Inclusão: espaços  motivados na formação de conhecimentos, com o intuito de fomentar a utilização das  Tecnologias da Informação e comunicação (TIC)  e os espaços no qual o professor pode  gerar  e adquirir conhecimento, visando o desenvolvimento de  uma educação mais idealizada.


 O campo das TIC é amplo, dentre os vários espaços que a mesma oferece, em meio educacional há a possibilidade da utilização dos Blogs, os quais podem ser criados e geridos por professores (individualmente ou em grupo) nas suas práticas de ensino-aprendizagem, podendo contemplar também a participação de pais e alunos em atividades fora do horário de aula, uma vez que o uso dos Blogs possibilita acessibilidade de todos que acessarem a página da internet, aos conteúdos elaborados pelos próprios professores,

De primeira instância foi focalizado as limitações e potencialidades da TIC uma vez utilizada como ferramenta  tecnológica online de ensino e aprendizagem, visando o esclarecimento dos professores quanto a esse aspecto. A partir deste entendimento os docentes poderão aplica-la com mais eficiência, dado que dominam a Tecnologia da Informação e Comunicação dentro da sua prática profissional.   


Durante a ministração da oficina foi proposto alguns pontos acerca da utilização dos blogs educacionais como ferramenta de trabalho, dentre os quais os mais relevantes foram: Aproximação do docente/ discente;  garantia da atualização do profissional professor; Exposição de experiências vivenciadas dentro de sala de aula; Divulgação do trabalho do aluno e também do professor; Acompanhamento dos pais e da comunidade escolar sobre o trabalho pedagógico que está sendo desenvolvido.


Dentre todas possibilidades citadas acima uma característica dos blogs permaneceu intacta, eles aproximam pessoas, ideias, permitirem reflexões, colocações, troca de experiência e propicia o oferecimento a todos as produções realizadas. Por mais que se justifique sua ausência como ferramenta de ensino nas escolas devido a falta de estrutura para sua implementação, o incentivo na criação e utilização dos mesmos deve partir do próprio professor enquanto profissional pesquisador de novas práticas didáticas.
Pensar nos obstáculos que desafiam o uso de ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação é se estagnar no tempo e se adequar ao modismo. Atualmente a sociedade vive sob uma nova óptica de natureza, aquela investida de robótica, interatividade, conexão, será um salto qualitativo para a educação se os profissionais desse setor não fugirem desse novo olhar.   






Me movo como educador, porque,
primeiro, me movo como gente.

Paulo Freire





*Texto revisado por: João Paulo/ bolsita do Cied





  

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